Descobrindo o Colégio: Considerações sobre o Trabalho no Acervo escolar

A organização de um acervo escolar se mostra uma empreitada fascinante e desafiadora, pela riqueza de documentos que se encontram nos “bastidores” desta instituição. O Colégio Progresso, com seus 106 anos de história, não poderia deixar de ter uma vasta quantidade de materiais, guardados ao longo de sua trajetória. O pesquisador se surpreende com tantos documentos e quase se perde em meio às realidades que estes revelam e podem revelar. Aquilo que aparenta ser um mero pedaço de papel impresso, manuscrito ou datilografado, pode trazer para o presente alguns resquícios preciosos do passado. A correspondência trocada entre as diretoras dos Colégios Progresso de Campinas e Araraquara entre as décadas de 20 e 30, por exemplo, pode desvendar não apenas a forte amizade entre as duas senhoras, mas também as formas de administrar um estabelecimento escolar com uma reputação a manter, vencendo dificuldades financeiras e adaptando-se às tendências pedagógicas da época.
           
Tal olhar mais cuidadoso, entretanto, não se forma de um instante para o outro. Aproximar-se dos documentos e compreender sua lógica é um dos desafios do pesquisador, que precisa conhecer a história do Colégio e do país, além de ter uma familiaridade com a estrutura escolar. À medida que o pesquisador domina estes elementos para realizar seu trabalho, ele consegue estabelecer um plano para organizar os documentos, denominado organograma. Com ele os documentos são divididos em diferentes categorias e podem ser localizados, evitando-se que sejam perdidos. O trabalho coletivo facilita muito estes procedimentos, pois, além de agilizar a consolidação do acervo, amplia as possibilidades de reflexão e discussão em torno da sua organização. Desta forma, os pesquisadores conseguem criar um acervo de fácil acesso à comunidade.
           
Há quem se pergunte sobre a necessidade da criação de um acervo escolar, que abrigue e preserve os documentos da instituição escolar. Afinal, de que serviria guardar tanto papel acumulado ao longo de tanto tempo? Apurar o olhar sobre estes mesmos papéis pode fazer notar que eles trazem a história do Colégio e do país de formas bastante particulares e até mascaradas. Mergulhar no passado e compreendê-lo através destes materiais é uma aventura encantadora que pode nos auxiliar na reflexão sobre o presente. Não é uma idéia interessante querermos entender melhor o mundo no qual vivemos para transformá-lo?

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