Acervo de História Oral
O Banco de História Oral apresenta os seguintes objetivos:
• Coletar e organizar um banco de história oral que contribuirá para que diferentes experiências possam ser consideradas e dessa forma seja possível a configuração de um cenário que contemple uma diversidade de pontos de vista na recuperação da história do Colégio Progresso.
• Realizar encontros com depoentes que representem diferentes segmentos da comunidade escolar e local. Estes encontros serão gravados em fitas K7, filmados e, posteriormente, transcritos para que futuras pesquisas possam ser realizadas.
A partir do trabalho realizado sob a coordenação geral da Profa Maria Lucia Ribeiro e orientação da Profa. Lílian Alvisi, está sendo possível o envolvimento de alunos, professores, coordenadores, estagiários, funcionários, voluntários, ex-professores, ex-coordenadores e ex-alunos pois uma equipe, sistematicamente, tem participado do processo de capacitação para o desenvolvimento de trabalhos de recuperação da memória escolar e, sendo assim, podem contribuir para que haja uma gradativa mudança de mentalidade no que concerne a seleção, guarda e preservação dos fragmentos históricos, que nos permitam reconstruir e compreender o passado local.
Torna-se pertinente ressaltar que os trabalhos de pesquisa e conservação da documentação escolar contribuem para a reconstrução histórica da instituição se articulados com a comunidade de forma a imprimir seus olhares e interpretações. O contato das pessoas com os documentos traz à tona vivências passadas e suas análises e críticas vão sendo delineadas nesse processo, pois nos termos de Donatelli “(...) os documentos estão nas experiências de quem as relata, nos espaços que ocupamos, nos lugares que não podíamos freqüentar, na natureza um dia existente e hoje ausente. A palavra, o dizer, torna-se, então, referendo documentado e o olhar, a sua legitimação”.
Os relatos orais e as informações guardadas na memória dos que vivenciaram atividades educacionais em épocas remotas, podem vir à tona e trazer elementos importantes para o entendimento das propostas educacionais do Colégio Progresso.
Os depoimentos pessoais, embora individuais, conseguem fazer a relação com o contexto social a que estão submetidos os depoentes. Não são os indivíduos e suas histórias os objetos de estudo, e sim as relações nas quais encontram-se imersos. Aspectos importantes dos seus grupos como comportamentos, valores e ideologias podem ser registrados a partir de suas vivências.
O banco de história oral busca coletar depoimentos de diferentes segmentos da comunidade que queiram registrar suas experiências e enriquecer a história de Campinas e da região com suas interpretações e vivências.
Entre em contato conosco sugerindo nomes para a realização de entrevistas, indicando-nos pessoas que tiveram suas histórias de vida relacionadas com essas instituições escolares.
[email protected]