Relatório das atividades desenvolvidas no Memorial

O acervo do Memorial vem ganhando forma e, aos poucos, nos revela diversas facetas da história e do cotidiano do Colégio Progresso. Muitos documentos dos primeiros anos do Colégio Progresso até a década de 30 já foram catalogados, higienizados e acondicionados nos envelopes, nas pastas e nas estantes. Entre estes materiais podemos enumerar cartas de religiosos de Campinas e da região trocadas com a diretora Dona Emília de Paiva Meira, assim como suas cartas enviadas a Dona Julie Villac, sua colega e diretora do Colégio Progresso de Araraquara. Algumas destas correspondências estarão disponíveis no site em breve. Outros documentos do cotidiano escolar são os livros de chamada, os livros de matrícula, livros de notas e faltas e livros de atas acerca dos exames realizados no Colégio também fazem parte do acervo e foram, em parte, catalogados.

Um grande feito que começou no início deste ano foi a reunião de praticamente todos os documentos históricos que irão compor o acervo na sala do Memorial. Os materiais que estavam na sacristia da capela do Colégio foram todos transportados para o Memorial. Com isso tornou-se possível mapear os mais variados tipos de documentos guardados pela escola. O mapeamento destes documentos também implicou em sua organização seguindo o organograma, especialmente criado para o acervo do Colégio Progresso.

A última etapa desta organização maior foi a separação dos jornais, segundo os assuntos que abordavam. A quantidade de jornais das décadas de 30 e 40 é bastante grande e estão, em sua maioria, bem conservados. Uma grande parte dos jornais trata acerca do Colégio Progresso, sua história, seus aniversários e outros eventos, mas, como alguns dos jornais possuem seus cadernos completos, também é possível observar alguns aspectos do cotidiano do Brasil e do mundo nestes períodos. Há ainda jornais das décadas de 50 a 70 e alguns raros exemplares das décadas de 10 e 20. São realmente elementos que podem ser fontes riquíssimas para pesquisas diversas.

Terminada esta separação dos documentos, será realizada uma organização mais minuciosa dos mesmos, procurando inseri-los no organograma e verificando se a criação de novas categorias será necessária. Nesta etapa será possível identificar o número de documentos de cada série e as datas dos mais antigos e mais recentes. Estes serão, portanto, os próximos passos desta empreitada. Aguardem maiores informações!

voltar para o índice de notícias