Relatório das atividades desenvolvidas no Memorial no męs de agosto 2006
O Memorial agora contará uma equipe maior para a organização de seu acervo. Esta é uma das novidades para o mês de agosto, que começou contando com o apoio e a experiência da profª ms Lilian Alvisi, que leciona na Metrocamp nos cursos de pedagogia e normal superior. Seu conhecimento na área se deve ao trabalho realizado em Poços de Caldas, na Escola Profissional Dom Bosco, que também possui um memorial. A profª Lilian coordenou e acompanhou a consolidação do memorial em Poços de Caldas e com esta experiência ela tem muito a partilhar e contribuir para a organização de nosso acervo.
O Memorial contará também com uma equipe maior, formada por algumas das alunas da profª Lilian com interesse na área de história e nas possibilidades de trabalho e descobertas oferecidas por este espaço. Certamente as tarefas aqui serão agilizadas com esta nova equipe, à qual damos as boas-vindas.
O valioso auxílio da profª Lilian enfocará duas frentes, sendo a primeira delas a criação do acervo de memória oral do Colégio Progresso e a segunda a organização das fotografias. Na primeira frente a profª Lilian participou da entrevista com uma das antigas diretoras do Colégio Progresso, D. Emília Albertini. Seu depoimento foi o primeiro de muitos outros que comporão o acervo, fonte riquíssima para revelar novas facetas do Colégio.
As demais atividades aqui realizadas têm exigido bastante esforço e criatividade, principalmente porque agora estamos separando os últimos documentos do arquivo morto, antes de iniciar a catalogação de cada material. Os dias foram preenchidos com a separação minuciosa dos mais diversos artigos recortados dos Diários Oficiais das décadas de 30 a 70.
Esta tarefa toma bastante tempo, pois é necessário familiarizar-se com a lógica e a estrutura do Diário Oficial, com diferentes tipos de textos publicados. A nomenclatura das diferentes seções também precisa ser analisada com cuidado, pois ela se modifica através das décadas e pode ter finalidades similares. Diante de tantos detalhes a serem atentados, assim como os próprios assuntos abordados pelos artigos recortados, destacados e guardados pelo Colégio, a sua separação em categorias leva tempo para ser concluída, sendo ainda modificada algumas vezes.
Apesar de trabalhosa, a organização destes artigos é muito interessante por mostrar a face “oficial” do Brasil em diferentes períodos. Um assunto que certamente merece estudos mais aprofundados e um artigo em nosso site também.
As novidades do mês de agosto não se encerrarão em setembro. Fiquem atentos para mais notícias!
voltar para o índice de notícias