Grupo do Memorial se apresenta no IV Seminário de Educação da Metrocamp

O IV Seminário da Educação teve no dia 03 de outubro a apresentação do grupo do Memorial do Colégio Progresso discutindo questões sobre a história e a memória. A palestra ministrada pela diretora da Casa de Cultura Maria Lúcia Canecchio Ribeiro, pela coordenadora e professora Lílian Alvisi e pela pesquisadora Priscila Kaufmann Corrêa despertou o interesse dos alunos dos cursos de pedagogia e normal superior.

Através da palestra procurou-se trazer aos alunos e professores a experiência da criação do Memorial do Colégio Progresso, instituição de ensino com 106 anos de história. Nesta página também buscamos mostrar os desafios e o desenrolar da história do Memorial que estamos construindo.

Na palestra foi levantada a questão da preservação da memória e da história do Colégio Progresso, através da organização e preservação de seu acervo documental. Este acervo não se limita a trazer para nós a história de uma instituição escolar particular, mas guarda em si sua relação intrínseca com a história da cidade de Campinas e também do país. Desta forma, a preservação desta documentação possui um alcance muito mais amplo do que se poderia imaginar num primeiro momento. Conservar esta documentação permite-nos lançar novos olhares sobre o passado para melhor compreendermos suas implicações para o tempo atual. Neste sentido, a descoberta do passado tem muito a nos dizer sobre o presente.

A palestra foi encerrada com um belíssimo filme elaborado pela equipe da imprensa e com a colaboração da professora Lílian Alvisi e da pesquisadora Priscila K. Corrêa, que trouxe algumas imagens marcantes da história do Colégio Progresso e pelo depoimento da diretora do ensino secundário da década de 40, Dona Emília Albertini, cujos relatos estrearam o acervo de história oral.

Uma noite bastante profícua que marcará a história do Colégio Progresso e da Metrocamp também.

 

 




voltar para o índice de notícias