Relatório das Atividades realizadas no Mês de Setembro

O mês de setembro foi marcado por diversos planos e atividades, contando com o apoio e a colaboração de muitas pessoas. A profª Lílian Alvisi vem contribuindo muito com seus projetos e iniciativas, divulgando a importância do Memorial na preservação da história do Colégio Progresso.

Diversas atividades fizeram parte do cronograma deste mês, dentre as quais se destacam a ida a São Paulo ao Seminário Internacional Memória e Cultura do Sesc Vila Mariana no dia 19, a seleção de fotografias para a exposição Evolução das Fachadas do Colégio Progresso, as preparações para o 4º Seminário de Educação do Metrocamp e a etapa final da organização dos Diários Oficiais guardados pelo Colégio.

A organização dos Diários Oficiais foi realizada durante todo o mês, com a separação dos últimos documentos pelas categorias definitivas e a contagem de cada um destes documentos e suas datas mais antigas e recentes com o auxílio da estagiária Fátima Cristina Dela Corte Perches e das estudantes Dora de Fátima Correa Ricardo, Érica Rossi, Maria Lúcia Fernandes Santos e Vanessa Emília Costa. Sua participação agilizou bastante esta trabalhosa organização.

No dia 19, como já foi destacado nesta página, um grupo do Memorial composto pela porfª Lilian Alvisi, pela pesquisadora Priscila Kaufmann Corrêa e pela estagiária Fátima Cristina Dela Corte Perches foi a São Paulo para assistir os eventos do Seminário Internacional de Memória e Cultura promovido pelo Sesc Vila Mariana. O Seminário muito contribuiu para acompanharmos as discussões em torno da questão da memória e sua importância para o presente.

O Memorial também se preparou para alguns eventos, como a 4ª Semana da Educação, realizada dos dias 02 a 06 de outubro. No final do mês de setembro foi preparado um pequeno documentário sobre o Colégio Progresso com trechos do depoimento de Dona Emília Albertini, que foi aluna, professora e diretora da escola. Outro evento a ser preparado é a exposição Evolução das Fachadas do Colégio Progresso, com quadros da artista plástica e professora Selma Simão. As fotografias das fachadas que serão trabalhadas pela artista já foram escolhidas e prometem trazer com muita arte e sensibilidade as mudanças realizadas na fachada do Colégio Progresso até os nossos dias.

Com estes eventos o Memorial quer mostrar que seu trabalho é significativo, podendo unir-se à ciência e às artes para trazer elementos do passado para serem pensados no presente. Os próximos meses trarão mais algumas surpresas neste sentido.




voltar para o índice de notícias