Relatório das Atividades realizadas no Mês de Outubro
O mês de outubro foi marcado por diversas atividades no Memorial. A primeira delas, logo no início do mês, foi a palestra apresentada no IV Seminário de Educação promovido pela Metrocamp. Na palestra estiveram presentes a diretora da Casa de Cultura Maria Lúcia C. Ribeiro, a profª. Lilian Alvisi e a pesquisadora Priscila Kaufmann Corrêa, que procuraram mostrar a história do Colégio Progresso de diferentes perspectivas, inclusive com um documentário com a ex-aluna e diretora Emília Albertini. Através do evento buscou-se despertar a sensibilidade dos ouvintes para a importância da preservação da história da escola, que muito revela sobre a história da cidade e da educação.
As demais atividades no Memorial consistiram na organização do acervo, que vem avançando bastante com a colaboração das estudantes Dora de Fátima Correa Ricardo, Érica Rossi e Maria Lúcia Fernandes Santos. O trabalho avançou de forma bastante significativa, com o arquivamento de parte da documentação em pastas e a identificação com códigos. Através deste arquivamento já foi possível iniciar a organização espacial do Memorial, separando os documentos pelas estantes de acordo com o organograma. As estudantes de pedagogia vêm auxiliando também na limpeza dos livros já organizados nas estantes, trabalho este necessário para evitar o acúmulo de pó nos documentos.
Outros documentos trazidos do “arquivo morto” do Colégio também precisaram ser identificados e separados para serem incluídos nas categorias existentes no organograma. Muitos deles consistem em correspondências das décadas 30 a 50, que ainda podem nos reservar diversas surpresas.
Por fim a pesquisadora Priscila Kaufmann Corrêa, a convite da profª. Lilian Alvisi, apresentou sua pesquisa e teceu algumas considerações acerca da educação feminina no início do século XX para a turma do 1º ano de pedagogia da Metrocamp, no dia 30 de outubro. Com esta apresentação a profª. Lilian procurou enriquecer as discussões das estudantes sobre aspectos da educação no país. Além disso, a pesquisadora procurou partilhar sua experiência na elaboração do trabalho de conclusão de curso, que as estudantes também terão de redigir futuramente.
O contato do Memorial com as estudantes dos cursos de pedagogia e normal superior através da profª. Lilian Alvisi é importante para despertar seu interesse pela área da História da Educação, permitindo um trabalho diferenciado, além de permitir a divulgação do trabalho aqui realizado. Esperamos ampliar esta divulgação para todos aqueles que se interessam pela história do Colégio Progresso e do país, objetivo este que procuramos suprir também com esta página na internet.
voltar para o índice de notícias