Um Dia de Visitas ao Memorial do Colégio Progresso

A sexta-feira de céu azul e ensolarado se mostrava perfeita para uma variação na rotina dos alunos das 1as séries do Colégio Progresso. Sair da sala de aula prometia uma viagem através do tempo, com direito a muitas descobertas...

As três turmas de 1ª série visitaram o Memorial do Colégio Progresso em períodos alternados do dia 24 de novembro. A visita faz parte de um projeto para que estas séries conheçam a si mesmos e o mundo que as cerca, inclusive a escola, espaço que freqüentam todos os dias. No caso do Colégio Progresso trata-se de ter contato com sua história, que já completou 106 anos. A longa trajetória, repleta de acontecimentos, de um espaço tão familiar às crianças é uma oportunidade excelente para tomarem gosto pelo estudo da história, uma vez que entraram em contato com documentos textuais, imagens e relatos que atestaram os diferentes percursos dessa centenária instituição.

As turmas iniciavam sua visita observando a grande quantidade de documentos de diferentes idades guardados no Memorial. O Memorial do Colégio Progresso, atualmente, conta com a participação das alunas dos cursos de Pedagogia e Normal Superior da Metrocamp sob a coordenação da Profa Ms Lílian Alvisi que, juntamente, com a pesquisadora e funcionária Priscila Kaufmann Corrêa, responsável pelo arquivamento da documentação textual, procuraram explicar para as crianças a importância de se preservar os documentos do Colégio Progresso, como rica fonte de pesquisa e compreensão do passado.

Na Casa de Cultura os alunos puderam observar as fotografias impressas nos banners dos 100 Anos do Colégio Progresso e assistiram a apresentações sobre a história da escola e sobre algumas aventuras da ex-aluna Clarita. Nas apresentações as crianças puderam observar algumas imagens da cidade de Campinas no início do século passado, assim como do próprio Colégio Progresso, de seus alunos, salas, laboratórios e pátios.

Documentos do início do século passado também foram mostrados para os alunos, como o primeiro livro de matrículas do Colégio e a ata de sua fundação, assinada por Orosimbo Maia e as demais testemunhas presentes. As crianças ficaram encantadas e curiosas com as caligrafias tão diferentes das atuais e escritas a pena, o que exigia muita habilidade do escritor.

Alguns trechos do livro Clarita no Colégio, da autoria de Maria Clarice Marinho Villac, também foram lidos para os alunos, que puderam conhecer um pouco sobre as traquinagens desta ex-aluna que muito amou o Colégio Progresso. O contato com todos estes documentos e materiais procurou trazer para as crianças um pouco sobre o cotidiano das alunas progressistas no início do século XX.

“As três turmas se mostraram bastante entusiasmadas e interessadas durante a visita, fazendo muitas perguntas e comentários. As imagens e exibição de documentos puderam trazer o passado para mais perto delas, que se encantavam com as muitas descobertas”, lembra Priscila.

A visita foi encerrada com a distribuição de uma reprodução de um dos muitos santinhos colecionados no Colégio, em 1922, que eram entregues as alunas antes das férias, para que se lembrassem de como se portar longe da escola, caracterizando uma sempre presente orientação religiosa nas práticas pedagógicas do passado. Como os alunos também estão encerrando o período de aulas, nada mais adequado do que levarem um destes santinhos, para se lembrarem desta viagem aos tempos remotos da escola que estudam.

Segundo a Profa Lilian, a coordenação do Memorial do Colégio Progresso pretende intensificar a participação de alunos, professores e membros da comunidade local nas atividades que têm como objetivo a recuperação, preservação e divulgação das práticas educativas desta instituição escolar ao longo de sua história.

“Esperamos que esta visita seja a primeira de muitas outras que virão, podendo estabelecer novas parcerias com os professores do Colégio. Que a sexta-feira tenha se mostrado tão gratificante para os alunos das 1as séries, quanto o foi para nós do Memorial”, diz Lilian.

 

 

 

 

voltar para o índice de notícias