Relatório de Atividades do Mês de Janeiro de 2007

Apesar do período de férias no Colégio Progresso, o mês de janeiro se mostrou bastante para o Memorial. Foram realizadas diversas atividades tanto no que se refere à organização do acervo, quanto na abertura para novas possibilidades de trabalho.

No que se refere à organização dos documentos textuais, o Memorial contou com o auxílio da estudante de pedagogia da Metrocamp Dora de Fátima Correa Ricardo. A estudante participou ativamente da separação da documentação referente às práticas escolares da escola, como as avaliações de alunos ao longo de sua trajetória no Colégio.

Os demais documentos que mereceram uma atenção especial no mês de janeiro foram as correspondências variadas recebidas e expedidas pelo Colégio Progresso. As correspondências que agora foram organizadas englobam o período do final da década de 20 até os anos 60 e possuem características peculiares, tais como as cartas enviadas por uma inspetora federal que trabalhava no Colégio Progresso e prestava contas aos órgãos públicos do ensino. Outra correspondência interessante é aquela dos diversos sindicatos aos quais pertenceram o Colégio Progresso, suas diretoras e seus professores. Em diversos momentos havia sindicatos diferentes, informando seus consócios acerca dos problemas da educação no país e reivindicando por condições melhores para as diferentes categorias.

Além da organização dos documentos, o Memorial realizou uma visita ao Centro de Memória - Unicamp e ao Memorial da indústria farmacêutica EMS - Sigma Pharma.no dia 24 de janeiro, organizada pelo diretor do setor de Arquivos Históricos do CMU, Fernando A. Abrahão. A equipe composta pela diretora da Casa de Cultura Maria Lúcia C. Ribeiro, pela diretora de Marketing Sílvia H. Z. P. Coelho, pela coordenadora do Centro de Memória da Metrocamp Lilian Alvisi e pelas pesquisadoras arquivistas Maibí F. Mascarenhas do Memorial da Metrocamp e Priscila K. Corrêa do Memorial do Colégio Progresso. As visitas se mostraram muito produtivas, posto que auxiliam a equipe a pensar em formas de guardar e preservar seu acervo, conhecendo dois espaços diferenciados como o CMU e a empresa EMS.

O dia 26 da mesma semana abriu as portas para as reflexões em torno da ação educativa do Memorial, através de uma apresentação da diretora Maria Lúcia C. Ribeiro, da coordenadora Lilian Alvisi e da pesquisadora Priscila K. Corrêa sobre o Memorial do Colégio Progresso e a história do Colégio. A apresentação procurou mostrar um pouco do trabalho realizado no Memorial na preservação do acervo do Colégio inclusive com a exibição do documentário com o depoimento da antiga diretora do Colégio Progresso Dona Emília Albertini.

A equipe do Memorial está bastante entusiasmada com o envolvimento dos professores frente às propostas de trabalho, que pode render bons frutos e significará um novo desafio em meio às suas muitas atividades.

A exposição da artista plástica Selma Simão com sua releitura da mudança da fachada do Colégio Progresso ao longo das décadas também será organizada em breve para mostrar um novo olhar sobre o passado do Colégio.

Estas são algumas das atividades que representam apenas o início de um ano repleto projetos e desafios para o Memorial do Colégio Progresso. Aguardem as novidades que estão por vir...

 

voltar para o índice de notícias