Oficina de Artes

O mês de março foi encerrado com uma atividade artística no Memorial do Colégio Progresso. A artista plástica Selma Simão veio ao Colégio Progresso no dia 30 para realizar uma oficina com os alunos das terceiras séries do Colégio Progresso e alunos da Metrocamp. A artista pintou as telas das fachadas do Colégio Progresso, cuja exposição está prevista para o mês de abril.

O objetivo da oficina foi criar com os alunos telas com imagens de Campinas do início do século XX e do Colégio Progresso, utilizando técnicas similares às das obras da artista. As atividades do Memorial do Colégio Progresso junto às terceiras séries foram iniciadas com o acompanhamento no estudo do meio por alguns pontos históricos da cidade de Campinas, o qual foi complementado com uma visita ao Memorial. Nesta visita as crianças viram postais dos anos de 1930 e 1940 com cenas da cidade e conversaram com a Princesa D’Oeste, representada pela pesquisadora do Memorial da Metrocamp, Maibí F. Mascarenhas, que também é atriz.

A oficina permitiu às crianças realizarem um trabalho artístico com base nas informações que tiveram ao longo do mês sobre a cidade em que vivem. A professora de artes Stela Beraldo disponibilizou as suas aulas para a realização desta atividade e acompanhou tudo também.

No final da tarde a artista Selma Simão ainda realizou uma oficina com as alunas da Metrocamp e as pesquisadoras do Memorial. As alunas do curso de pedagogia Marília Florídia, Flávia L. Capp e Daniela A. Lourenço, a aluna do curso de direito Josiane Falvo e as pesquisadoras do Memorial Priscila K. Corrêa e Maibí F. Mascarenhas também aprenderam algumas técnicas com a artista plástica.

“Esta última atividade do mês se mostrou muito enriquecedora e encerrou um mês repleto de atividades. Todos os trabalhos serão expostos pelo Colégio juntamente com a exposição das Fachadas”, finaliza a Lilian Alvisi, coordenadora do Memorial.

 

 

voltar para o índice de notícias