Relatório de Atividades do Mês de Maio de 2007

O mês de maio se encerra com a realização de diversas atividades, dentre as quais se destacam a visita dos avós dos alunos ao Colégio Progresso e a mudança do acervo do Memorial para uma nova sala.

Vale ressaltar que as atividades do Memorial foram todas realizadas com o auxílio dos bolsistas do ProMETRO: Ana Cristina de Castro, Daniela Aparecida Lourenço, Maria Lúcia Fernandes Santos e Juliana Jango do curso de pedagogia, os estudantes Eric W. Torres Chita e Wilson Peres da Silva, do curso de administração há os estudantes, a estudante Josiane Fachini Falvo do curso de direito e os estudantes Guilherme Roberto M. da Silva e Macélia Lira Alves do curso de sistemas de informação. A ajuda destes bolsistas se mostrou valiosa em diversos momentos.

Eles vêm auxiliando na organização do acervo e na catalogação de alguns documentos. Também colaboraram nos preparativos e na mudança de sala do acervo. O acondicionamento do material e o transporte foram realizados com o seu auxílio. A mudança aconteceu no dia 21 e a sala do Memorial passou para a sala ao lado, na qual se encontrava o Departamento de Eventos.

O Memorial possui agora uma sala mais espaçosa e arejada. Agora ele também está mais organizado, com a maioria dos materiais acondicionada nas prateleiras em caixas-arquivo. Em seu novo espaço, o Memorial possui melhores condições de receber os alunos, estudantes e pesquisadores. Eis uma nova fase que se inicia na trajetória do Memorial do Colégio Progresso!

As atividades, contudo, foram muito intensas também na ação educativa do Memorial, coordenada pela professora Lilian Alvisi junto com a coordenação e o corpo docente do Colégio Progresso. As turmas das terceiras séries deram continuidade às suas atividades sobre a história do bairro e da cidade com a visita de alguns avós ao Colégio. Esta atividade foi realizada em duas etapas. No primeiro momento, realizado no dia 15, as crianças foram ao Memorial ouvir um trecho do livro Clarita da Pá virada contado pela aluna do curso Normal Superior e auxiliar de classe das terceiras séries, Fátima Cristina D. C. Perches. As crianças ainda assistiram uma parte do documentário de D. Emília Albertini, ex-aluna e ex-diretora do Colégio Progresso na década de 1940.

Com estas atividades procurou-se sensibilizar as crianças para a importância dos idosos e de seus relatos para conhecermos diferentes momentos da história. Nesta etapa buscou-se preparar as crianças para receberem os idosos no Colégio.

No dia 22 o senhor Nelson Fontolan e as senhoras Maria Stela D’Elia, Maria de Lourdes Guerra Paiaro e Berenice Toniolo Bonato, no período da manhã, e a senhora Maria Terezinha Teixeira de Camargo Ribeiro no período da tarde foram visitar as turmas das terceiras séries e contar algumas coisas sobre sua infância. A manhã e a tarde se mostraram bastante agradáveis para todos, avós, alunos, professores e para a equipe do Memorial do Colégio Progresso. Além do depoimento dos avós, com as perguntas dos alunos comporão o banco de história oral do Colégio Progresso, mas também ficarão guardados na lembrança de todos.

Dois sábados do mês de maio, 19 e 26, foram dedicados a um curso de higienização e conservação de fotografias, com a técnica em fotografias Marli Marcondes, doutoranda do IA Unicamp. Deste curso participaram a pesquisadora do Memorial do Colégio Progresso Priscila Kaufmann Corrêa, a estudante de pedagogia Flávia Lewinski Capp e a bibliotecária do Colégio Progresso Sandra de Fátima Castilho Goulart. O curso foi realizado no Centro de Memória da Faculdade de Educação da Unicamp e teve uma carga horária de 14 horas e faz parte do Projeto Memórias da Educação escolar: Cultura material e Organização de Acervos escolares, financiado pelo CNPq e coordenado pela profa. Dra. Maria do Carmo Martins.

O objetivo do curso foi capacitar os participantes a higienizar e conservar fotografias, documentos muitos frágeis que exigem cuidados especiais. Por meio deste curso teremos melhores condições de cuidar do acervo do Memorial, que possui 10 mil imagens.

É importante ressaltar ainda que no mês de maio foi dada continuidade aos preparativos para a exposição A Imagem do Progresso: da Câmera ao Pincel, da artista plástica Selma Simão. O evento que pretende inaugurar e consolidar o novo espaço do Memorial será realizado no mês de agosto, abrindo o segundo semestre de 2007.

O Memorial do Colégio Progresso tem, portanto, muitas atividades para serem realizadas futuramente.

 

 

voltar para o índice de notícias