Atividade das primeiras séries no Colégio Progresso
O Memorial teve uma semana bastante intensa de atividades com as primeiras séries do Colégio Progresso. A primeira atividade do Memorial com a escola foi realizada com as turmas de 1ª série no ano de 2006 e esta parceria foi retomada em 2007 com a visita das três turmas desta série.
A atividade, realizada nos dias 13, 14 e 15 de junho foi iniciada com uma visita ao Memorial para conhecer o local de guarda do acervo. A equipe do Memorial contou com a colaboração das professoras da 1ª A, Adriana Galerani; Ellen Beatriz Ramos, da 1ª B e Cristiane Dominiquini Pereira, da 1ª C, que deram continuidade a esta parceria.
As crianças conheceram o novo espaço do Memorial e aprenderam mais sobre a história do Colégio em que estudam, através de fotografias, livros e outros documentos do acervo. Em seguida, os alunos viram alguns documentos e objetos, como os livros, o título de eleitor e os talheres de Dona Emília de Paiva Meira expostos na Casa de Cultura, assim como as telas da artista Selma Simão sobre a fachada do Colégio Progresso, cuja exposição está prevista para agosto.
A diretora da Casa de Culta e Cidadania, que também foi diretora pedagógica do Colégio por 23 anos, Maria Lúcia C. Ribeiro, contou para a turma da 1ª série C a história do Colégio Progresso. “Diz a lenda que Odila Maia teria pedido uma escola de presente ao pai, Orosimbo Maia, para não ter de se mudar para outra cidade quando tivesse que iniciar seus estudos. O pai lhe deu o Colégio Progresso no dia de seus aniversário, em 8 de outubro de 1900”, contou Lúcia.
A auxiliar de classe e estudante do curso Normal Superior, Camila Zamian, e a bolsista do ProMETRO e estudante de Pedagogia, Maria Lúcia Fernandes, leram para as turmas um trecho de Clarita no Colégio, de Maria Clarice Marinho Villac, que conta as travessuras e o dia-a-dia de Clarita no Colégio Progresso.
Após viajarem pelo passado, as crianças foram convidadas a desenhar a si mesmas naquela época. Com esta atividade esperamos sensibilizar as crianças para a importância da preservação da história através dos objetos que foram guardados e que precisam ser conservados. Que esta parceria entre o Memorial e o Colégio Progresso ainda posso render muitos bons frutos!
voltar para o índice de notícias