A vernissage da exposição: "A imagem do Progresso: da câmera ao pincel”
A Imprensa da METROCAMP conversou com a artista plástica Selma Simão. Ela falou sobre as influências que recebeu, seus trabalhos e expectativas. Confira parte da entrevista.
Imprensa: Qual sua formação acadêmica?
Selma: Graduação em Artes Plásticas na Faculdade Belas Artes em São Paulo e Mestrado na Unesp.
Imprensa: Fez algum curso de desenho antes de se formar?
Selma: Fiz um curso de desenho livre na adolescência.
Imprensa: Encontrou alguma dificuldade para se tornar artista?
Selma: Tive muita dificuldade no começo, mas com o tempo as coisas foram acontecendo naturalmente.
Imprensa: Teve apoio da família?
Selma: Meu pai sempre me apoiou muito.
Imprensa: Desde criança queria ser artista?
Selma: Desde pequena já tinha definido isso para mim.
Imprensa: Quando começou a divulgar o trabalho profissionalmente?
Selma: Comecei há vinte anos mais ou menos em São Paulo.
Imprensa: Quais suas influências, seu artista preferido?
Selma: Rubens Matuck.
Imprensa: Por que no seu trabalho de mestrado você retratou o centro antigo da cidade de São Paulo?
Selma: Sempre que passava pelo centro, as paisagens me chamavam a atenção, decidi então fazer um trabalho transformando fotos antigas em pintura.
Imprensa: “A imagem do Progresso: da câmera ao pincel” é um trabalho parecido com o do centro antigo, porque o Colégio Progresso se confunde com a história de Campinas. Como surgiu essa idéia?
Selma: Acredito que as coisas não são por acaso. Já fui professora substituta de Artes no Progresso por oito meses e mantive contato com as pessoas, até conhecerem meu trabalho e se interessarem por ele. O que colabora também é que a escola tem um acervo cultural sensacional.
Imprensa: Qual o conselho para os jovens artistas?
Selma: Fazer arte pelo coração e não por influência de mercado.
Imprensa: O que você acha que precisa ser feito para melhorar as condições do artista no nosso país?
Selma: As coisas mudaram muito, hoje em dia o artista consegue sobreviver da sua arte ou dando aulas.
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