Relatório de Atividades do Męs de Março de 2008
A equipe do Memorial do Colégio Progresso vem se esforçando para realizar diversas atividades que sensibilizem as pessoas para a importância da preservação do passado. Este trabalho começa pelos próprios bolsistas do ProMetro, que freqüentam o Memorial e auxiliam na organização do acervo. O número de bolsistas aumentou significativamente de 2007 para 2008, mostrando que o Memorial vem ganhando seu espaço entre as iniciativas da Metrocamp e que existe um real interesse dos estudantes pelo patrimônio histórico.
No Memorial o trabalho dos bolsistas é orientado para fornecer uma base teórica, que esclareça o sentido e a forma como as atividades são desenvolvidas. Assim espera-se despertar nestes estudantes a valorização dos objetos do passado e os fundamentos da realização deste trabalho. Afinal, o ato de catalogar a documentação em si não tem sentido se não se compreende os motivos que levam a fazê-lo.
A equipe do Memorial busca, pois, oferecer uma experiência enriquecedora para estes bolsistas, contribuindo para a sua formação pessoal e profissional. Com esta intenção criou-se também um Grupo de Estudos, que se reúne quinzenalmente nas tardes de quinta-feira para discutir textos, documentários e filmes que versem sobre a memória, a história e assuntos relacionados.
Além destas atividades de reflexão e discussão o Memorial do Colégio Progresso recebeu no dia 11 a ilustre visita dos senhores José Carlos Penteado de Freitas e Oswaldo Penteado de Freitas, filhos do senhor Aníbal de Freitas, que fora professor de física do Colégio Progresso por muitos anos. Seus filhos receberam a condecoração “Emília de Paiva Meira”, que homenageia aqueles que prestaram serviços importantes ao Colégio e que, em 2008, teve sua primeira edição. O evento foi registrado pela Gazeta do Cambuí, cuja reportagem mereceu até uma carta de agradecimento da Diretora da Casa de Cultura e Cidadania, Maria Lúcia C. Ribeiro.
A equipe do Memorial espera poder desenvolver mais atividades ao longo deste ano, que promete muitas novidades. Tornar o arquivo um espaço vivo, de troca de experiências e idéias e o maior objetivo desta equipe, que busca sensibilizar um número de pessoas cada vez maior para a sua causa.
voltar para o índice de notícias