Projeto “Memórias da Cidade” recebe visita de avós

O mês de maio foi marcado pelas atividades com as turmas do quarto ano do Colégio Progresso, que visitaram o Memorial. As atividades foram realizadas em dois momentos, e fazem parte do projeto “Memórias da Cidade”.

Durante a primeira visita os alunos conheceram mais sobre os idosos e suas histórias de outros tempos. Além disso, eles foram instruídos sobre a postura durante entrevistas com pessoas idosas, que, ao serem gravadas, compõem o banco de história oral, uma forma de se preservar a memória. Eles ouviram trechos do depoimento de Dona Emília Albertini, que foi aluna e diretora do Colégio Progresso. Com esta visita procurou-se sensibilizar as crianças para o respeito aos idosos.

A segunda visita reuniu avôs e avós de alguns alunos para contarem histórias de sua infância e escolarização, indicando as mudanças na cidade e nas atividades das crianças. O encontro com cada turma foi encerrado com um café da manhã e chá da tarde bem animados.

As falas dos avós foram registradas e passam a compor o banco de história do oral do Memorial, fazendo parte da longa trajetória do Colégio Progresso.