Clarita no Colégio é tema de comunicação no COLE
O livro Clarita no Colégio, de autoria de Maria Clarice Marinho Villac relata a trajetória de Clarice no Colégio Progresso no período de 1914 a 1920. A obra se tornou famosa nos anos de 1940 e 1950, quando foi publicada. Muitas crianças, e adultos também, se encantaram com os esforços de Clarita para se tornar uma aluna mais comportada e obediente, com o auxílio de Dona Emília, a diretora.
O livro de memórias voltado para o público infanto-juvenil foi tema da comunicação da pesquisadora Priscila K. Corrêa, mestranda da Faculdade de Educação da Unicamp. Ela estuda o ensino religioso no acervo histórico do Colégio Progresso e Clarita no Colégio é uma de suas fontes.
A obra de Maria Clarice, composta dos livros Cinco travessos, Clarita da pá virada e Clarita no Colégio, se diferencia de outras publicações infanto-juvenis da época por reunir as memórias da autora desde a sua infância. O caráter educativo também se apresenta nestes livros, pois destinavam-se aos jovens leitores, que deveriam ter bons exemplos.
A importância da organização e preservação do acervo histórico do Colégio Progresso também foi lembrada, pois assim é possível compreender o passado de uma instituição escolar que marcou e marca a história da cidade de Campinas.
voltar para o índice de notícias