Pesquisas realizadas
O acervo histórico do Colégio Progresso está, atualmente, em sua fase de construção e consolidação. Contudo, os documentos guardados pela instituição já serviram de base para pesquisas de graduação pela Unicamp. Estes trabalhos partiram do Centro de Memória da Faculdade de Educação e visam oferecer um panorama do ensino secundário em Campinas durante a Primeira República.
O trabalho da historiadora Rosângela Gomes, intitulado de Escolas Secundárias de Campinas (1890-1930): uma referência para a História das Disciplinas Escolares, que busca mostrar a disciplina de história em diversas escolas secundárias de Campinas, entre elas, o Colégio Progresso. Com esta monografia a pesquisadora obteve o título de bacharel em História pela Unicamp.
A pesquisa da pedagoga Priscila Kaufmann Corrêa, intitulado de Decifra-me ou te devoro: Levantamento e Análise das Fontes sobre Ensino religioso no Colégio Progresso Campineiro na Primeira República (1900 - 1937), procurou revelar as características do ensino religioso no interior do estabelecimento escolar.
Pesquisa realizada pelo arquiteto Rodrigo Bryan, em 2007, intitulada de Colégio Progresso Campineiro: arquitetura e o tempo.
Os Trabalhos de Conclusão completos estão disponíveis no site da Unicamp: clique aqui
Os estudantes do curso de Biologia da Unicamp, Rossana Modolin e Sérgio Ricardo Elias Pião Júnior, desenvolveram uma pesquisa, em 2008, de estágio com o objetivo de compreensão do ensino de biologia em décadas passadas a partir de consultas nos diários de classe.
Atualmente, a aluna de doutorado da Faculdade de Educação da Unicamp, Ana Elisa de Arruda Penteado, investiga no acervo de documentos textuais e orais o período em que Dona Amélia Pires Palermo atuou como diretora do Colégio Progresso.
Pesquisadoras que atualmente trabalham no Memorial:
Ana Elisa de Arruda Penteado - Doutorado em Educação pela Unicamp.
Luciana Wiltenburg - Trabalho de Conclusão de Curso pela Metrocamp.
Priscila Kaufmann Corrêa - Mestrado em Educação pela Unicamp.